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Estratégias para fidelizar o cliente: Programas de Incentivos/Fidelização

O marketing de fidelização de clientes, é uma das vertentes do marketing estratégico aplicado às empresas marcas. Difere do marketing de atração pois este, procura novos clientes, enquanto o marketing de fidelização pretende manter e cuidar do cliente já conquistado, ou seja, fidelizá-lo. Para o conseguir, nada melhor que proporcionar um Programa de Incentivos e Fidelização. Já lhe explicamos como. 

O Marketing de fidelização trata a abordagem estratégica que identifica o cliente como o principal foco empresarial, por forma a conhecer e antecipar as suas necessidades. O objetivo é reforçar o envolvimento do cliente com a marca.

A melhor forma para conseguir alcançar este objetivo é desenhar estratégias de marketing que objetivem a criação de conexões emocionais. Conexões emocionais funcionam como um gatilho mental que levam o cliente a relacionar-se com a marca por mais tempo e de forma mais intensa. 

Fidelizar clientes não é nada mais que ter uma série de boas práticas que incluem a entrega ao cliente, de um cenário adequado ao que ele procura, e isso, pode acontecer de diferentes formas:

  • Estabelecer uma relação de atendimento humanamente saudável;
  • Adaptar os produtos ou serviços às necessidades que o cliente vá sentindo;
  • Proporcionar a longo prazo, uma relação satisfatória;
  • Criar uma relação de confiança com o cliente;
  • Trabalhar em boas e motivadoras ofertas, que conduzam o cliente a comprar novamente. 

Conheça os Programas de Incentivo e Fidelização 

As mudanças dos hábitos de consumo da sociedade, a transformação digital e a conveniência nos serviços prestados, fez aumentar a exigência do público, dificultando a tarefa do departamento de marketing cuja principal preocupação passou a ser a fidelização dos consumidores, especialmente pelo facto de se tornar mais dispendioso angariar um novo cliente do que fidelizar um atual.

Dependendo dos objetivos de cada marca, os Programas de Incentivo e Fidelização podem ajudar a:

  • Angariar novos clientes;
  • Aumentar a frequência de compra;
  • Aumentar o valor médio de compra;
  • Segmentar e criar perfis de clientes.

Os Programas de Fidelização de Clientes, são normalmente programas digitais de longo prazo, que têm como principal objetivo, recompensar os consumidores pelo seu envolvimento e preferência pela marca.

Os Programas de Incentivo a Retalho, focam a força de vendas interna de distribuidores, que através de um plano de incentivos, premeiam os resultados obtidos.

Um consumidor que pertença a um Programa de Fidelização tende a gastar mais, quando comparado com outro consumidor. Estatísticas indicam inclusive, que 20% dos clientes fidelizados, representam 80% das vendas da marca.

Benefícios para as Marcas

Os Programas de Fidelização: 

  • são uma forma eficaz de reter atuais consumidores, pelo envolvimento que criam com o consumidor; 
  • permitem maior poder de negociação resultante da confiança que o consumidor deposita na marca; 
  • permitem a compreensão dos hábitos dos clientes, construindo uma base de dados com amplo conhecimento sobre estes; 
  • recompensam os clientes que indiretamente se tornam embaixadores da marca.

Mas, na prática, como pode uma marca operacionalizar esta estratégia? As possibilidades são várias:

  • Atribuir um nome cativante ao Programa, que suscite curiosidade;
  • Criar um sistema de gamificação;
  • Dispor de ofertas exclusivas e edições limitadas;
  • Promover passatempos que incentivem ao consumo;
  • Promover ações de cariz solidário, que geram uma dimensão humana ao Programa.

É importante que o Programa tenha um suporte digital de gestão, acompanhamento e interação com os clientes.

Se está interessado em implementar um programa de incentivos e fidelização na sua marca, poderá servir-se de uma agência de marketing como a sogec, especialista em fidelizar consumidores, incentivar clientes e equipas de vendas, através de plataformas relacionais. 

Somos especialistas em Fidelização, Promoções Digitais, Gamificação, Trade Digital, Gestão de Campanhas e outros serviços complementares que lhe podem ser úteis na conquista e fidelização de clientes.Para mais informações, sinta-se à vontade para entrar em contacto connosco.

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