Skip to content

Gamificação: o jogo como forma de criar engagement com o seu consumidor

A procura de estratégias que permitam estimular o engagement com os consumidores nunca é um esforço desnecessário e qualquer empresa está consciente disto. Afinal, um consumidor “engaged” é aquele que mais facilmente se tornará leal a dada marca, e permite assim que esta alcance os seus objetivos. A gamificação é uma das várias estratégias que permitem alcançar um nível de engagement bastante elevado entre os consumidores e uma empresa. Neste artigo, apresentamos-lhe o conceito de gamificação e abordamos várias vertentes com ele relacionadas para que possa aplicá-lo e obter os resultados que deseja.

O que é a gamificação?

De forma simplificada, a gamificação consiste em adicionar mecanismos de jogo a diferentes ambientes, como a um website ou a uma comunidade online, de modo a estimular a participação e apelar às emoções dos envolvidos. Elementos comuns em jogos, como pontos ou distintivos são usados em contextos não lúdicos para melhorar o engagement dos consumidores e fazer com que a empresa em causa atinja os seus objetivos.

A gamificação permite motivar os participantes de um evento ou utilizadores de um website a interagir, a envolverem-se e a disfrutarem do mesmo. Desta forma, irão sentir-se satisfeitos com a experiência e as chances de voltarem aumentam significativamente. Portanto, trata-se de um win-win para o lado da empresa e dos consumidores.

Em que contextos poderá ser aplicada a gamificação?

A gamificação possui a grande vantagem de poder ser aplicada a várias indústrias diferentes. No seio das empresas, esta estratégia é facilmente implementada em formações ou em equipas de marketing, por exemplo, servindo muitas vezes para estimular a motivação dos funcionários e mantê-los interessados em alcançar os objetivos da entidade em causa.

Além disso, a gamificação pode ser aplicada em muitos outros ambientes, como em salas de aula, aumentando assim os níveis de participação dos alunos, em aplicações móveis, websites ou em eventos de marcas para estimular o engagement de todos. Independentemente do contexto em que se encontra, ao recorrer à gamificação poderá tornar uma atividade mais apelativa e recompensadora para quem nela participa. Consequentemente, o engagement dos participantes aumentará, e esta tendência será acompanhada por taxas de aquisição e retenção de clientes mais elevadas.

Quais são os benefícios da gamificação?

A gamificação é uma excelente forma de tornar dado evento ou atividade mais apelativa para os consumidores e, consequentemente, lucrativa para a empresa em questão. Num contexto corporativo, esta estratégia permite contribuir para o aumento da retenção de clientes de uma empresa e estimula a lealdade dos mesmos. No que toca aos funcionários, estes conseguem criar uma conexão entre si e sentem-se motivados para alcançarem um propósito partilhado.

Noutros contextos, a gamificação permite aumentar o engagement dos consumidores num evento ou numa escola, por exemplo. Estes sentem-se assim mais motivados em participar e em partilharem as suas ideias, o que estimula a interação entre todos os envolvidos e, muitas vezes, a consequente partilha de conhecimento e de momentos de lazer. Além disso, a gamificação pode ser usada como um ice breaker, que permite quebrar alguma sensação de desconforto e tornar dado ambiente mais relaxado e menos intimidante. Para as marcas, a gamificação pode ser bastante útil já que permite educar os participantes quanto aos seus produtos/serviços e estimular a lealdade do consumidor.

No geral, esta estratégia permite aumentar o nível de satisfação de todos os participantes e estimular a troca de perspetivas e ideias, independentemente do contexto onde se encontra ou das pessoas que o rodeiam.

Como é que a gamificação aumenta o engagement dos consumidores?

Até agora, já abordámos várias vezes a palavra “engagement”, mas afinal o que é que este termo realmente significa no contexto da gamificação? Em primeiro lugar, é importante salientar que esta estratégia consiste em aplicar mecanismos de jogos a um contexto não lúdico. Mas porquê? Para responder a esta questão será necessário compreender a psicologia associada a esta estratégia.

Todos sabemos que os jogos podem ser viciantes. Quando passamos um nível, somos automaticamente motivados a passar o próximo, e o próximo, e por aí em diante, até alcançarmos recompensas ou estatutos no jogo em causa. De certa forma, queremos satisfazer a nossa necessidade constante de obter uma gratificação crescente, e tal é possível a partir de vários jogos. Muitas empresas tiram proveito desta característica humana e dirigem esforços para se aproveitarem da mesma. Várias entidades abordam a motivação extrínseca (quando fazemos algo pela recompensa externa que será alcançada) e aplicam motivadores como um sistema de pontos, conquistas ou recompensas para manterem os consumidores “presos” à atividade ou evento em questão.

Desta forma, a gamificação concede aos consumidores uma sensação de conquista, estimulando emoções fortes, como felicidade e excitação, o que permite a criação de uma grande conexão entre todos os envolvidos. Quando os clientes se sentem satisfeitos com os produtos ou serviços de uma empresa, as chances de estes se tornarem leais à mesma aumentam significativamente.

3 técnicas eficazes para aplicar a gamificação

Como já mencionado, a gamificação pode ser aplicada a diversos contextos de modo a estimular a participação e interesse de todos os envolvidos. De seguida, apresentamos algumas técnicas para aplicar esta estratégia eficientemente:

1. Dar recompensas ou incentivos aos participantes de eventos

Quando planear uma estratégia de gamificação, é importante compreender o que motiva o seu público-alvo, ou seja, os participantes. Identifique os interesses do seu público e ofereça recompensas pela participação do mesmo. Poderá dar giftcards ou subscrições gratuitas a certos serviços, por exemplo. Assim, a motivação das pessoas aumentará e o nível de engagement entre todas as partes será também estimulado. Poderá também exibir um quadro de liderança no espaço em questão para exibir os prémios oferecidos e atrair assim mais pessoas.

2. Organizar uma sessão de Q&A

As sessões de Q&A (perguntas e respostas) encorajam a partilha de conhecimento e a participação entre todos. Assim, conexões podem ser formadas e a aprendizagem pode ser estimulada. Deste modo, tendo em vista a gamificação, seria interessante organizar uma competição numa sessão de Q&A. Por exemplo, no caso de um evento virtual, antes do começo do mesmo, poderia pedir aos participantes para enviarem questões relevantes que poderão ser depois partilhadas pelo orador. A melhor questão deverá ser escolhida e a pessoa responsável pela mesma poderá ganhar uma recompensa, como obter acesso VIP a uma outra sessão onde oradores de interesse estejam presentes.

3. Utilizar barras de progresso em websites/aplicações

O LinkedIn serve como um ótimo exemplo para explicar esta técnica. A popular plataforma recorre à gamificação para motivar os visitantes a reforçarem o seu perfil. Através de barras de progresso, é possível ver o nível de engagement do utilizador no LinkedIn. Esta barra começa no zero, e evolve à medida que a pessoa partilha mais informações pessoais, como fotos suas, uma descrição, preferências, etc. Esta estratégia resulta porque os utilizadores passam a querer ver a barra completa para atingirem uma sensação de conclusão e conquista. Esta mesma estratégia pode ser aplicada em muitos outros contextos, daí a sua utilidade.

Assim, a gamificação consiste em estimular o engagement dos participantes e ajuda as empresas a alcançar os resultados desejados. Assim que as pessoas participam numa experiência de gamificação, estas aprendem a interagir com a sua empresa, com os seus produtos e com os seus serviços, e serão mais prováveis de voltar a procurá-lo no futuro. De modo a aplicar uma estratégia eficaz de gamificação, lembre-se de implementar os seguintes passos: defina um objetivo que os participantes poderão alcançar, demonstre o progresso dos mesmos e partilhe feedback quanto ao desempenho de todos!

Últimas Notícias

Projecte e implemente o seu plano de marketing